Chega de pensar que cuidar da alimentação é coisa só para mulheres. Nós homens não somos imortais e estamos sujeitos a adoecer, engordar e envelhecer como todo mundo. Sendo assim porque não levar uma vida mais saudável? Nutrição e alimentação são sinônimos de saúde e saúde é coisa de homem sim! Então para os interessados (sejam vocês homens ou mulheres) em informações, dicas, pesquisas ou mesmo curiosidades sobre alimentação, saúde, esporte e lazer sejam bem vindos ao meu Blog.

domingo, 9 de maio de 2010

Não pode correr? Então pedale!!!

História de uma das minhas paixões:

Nasci com pé torto congénito. Devido a isso logo quando criança realizei uma cirurgia de correção postural em meus pés para poder andar e ter uma vida normal. Entretanto, certo dia, em uma consulta médica de rotina com meu ortopedista recebi a seguinte notícia: “Devido ao seu problema não aconselho que pratique atividades físicas que provoquem impacto intenso e direto em seus pés”. Acredito que muitas pessoas nessa situação se acomodariam e ate usariam isso como pretexto para o sedentarismo. Entretanto a vontade que tinha de superar certos limites era maior do que qualquer vontade de me acomodar. Foi quando pensei, se não posso correr então vou pedalar!
Essa é uma paixão que vem de casa. Tenho um irmão completamente apaixonado pelo mountain bike e até compete em algumas provas nacionais. Logo, não foi difícil seguir os passos dele nessa modalidade. Até porque, não há prazer maior do que acordar cedo, vestir o equipamento e partir sem rumo por uma trilha ainda desconhecida e dar de cara quem sabe com uma cachoeira, um lago ou mesmo um riacho para encher os cantis. Ou então desbravar morros e montanhas muitas vezes tão altas que precisamos inverter os papéis e carregar nós mesmos nossas bicicletas nas costas. E depois disso tudo ao fim do dia, voltar para casa, com aquele climinha de pôr-do-sol sentindo uma brisa refrescante no rosto.

Bem, poderia ficar o dia todo aqui escrevendo sobre o prazer de pedalar. Mas melhor do que falar de uma paixão é falar de duas paixões ao mesmo tempo, a Nutrição e o Ciclismo. Então, preste atenção em algumas dicas que darei para não “perder o pedal” durante seus momentos de prazer.


Nutrindo e pedalando:


O ciclismo possui uma variedade enorme de modalidades. Dada talvez pela liberdade que cada grupo tem de pedalar do seu jeito, onde e por quanto tempo quiser. Hoje vou falar um pouco sobre nutrição durante a prática do recreativa do Mountain Bike. Além de ser a quem mais tenho afinidade, é também uma modalidade que a cada dia atrai uma linha enorme de amadores interessados em estilos de vidas mais saudáveis.

Antes de sair de casa

- Sempre verificar os equipamentos: Você não está indo para uma festa. Procure vestir roupas desenvolvidas para essa modalidade, pois essas são mais leves e evitam a perda excessiva de calor do corpo. Não se esqueça também do protetor solar, capacete, kit de manutenção da bike, tênis apropriado, luvas, protetores de joelhos e óculos.

- Dar aquela revisão geral da bike: Checar pneus, suspensão, freios, amortecedor.

- Oriente-se: Procure saber a previsão do tempo do dia, do tráfego, das condições da estrada e do local onde se pretende fazer a trilha.

- NUNCA pratique esse esporte sozinho (recomendo um grupo de no mínimo 4 pessoas), e lembre-se sempre de avisar a alguém para onde está indo.

- Faça uma rota: Sair sem rumo não é sair perdido, tenha sempre programado em sua rota locais reabastecer os compartimentos de água ou mesmo para descansar ou fazer uma refeição.

E não se esqueça dos mantimentos

- NUNCA pedale em jejum. Seu corpo precisa de energia para exercer a atividade. Manter as reservas de energia do nosso organismo prontas para o esforço é fundamental para evitar problemas durante a pedalada.

- Programe uma refeição rica em carboidratos complexos (cereais, frutas, pães, massas, arroz, macarrão, batata) no mínimo 1:30h antes de sair de casa. Não exagere em alimentos ricos em gordura ou em fibras (tais como carnes gordurosas, feijão, leite integral), pois esses podem trazer desconfortos gastrointestinais durante o percurso.

- Leve alimentos ricos em carboidratos variados (simples e complexos) para consumir durante o percurso como frutas in natura e desidratadas, rapadura, barras de cereais, sanduiches de geléias etc. O uso de bebidas preparadas para a reposição de carboidratos (10 a 20% na composição) podem ser usadas nesse caso. O consumo adequado de carboidrato durante o percurso evita a quebra excessiva de proteína para a geração de energia.

- Não se esqueça da hidratação. Para percursos que durem no máximo 1:30h apenas água já é o suficiente. Prepare bem seus cantis e sua “camelbak”. Para percursos mais longos e que exijam um maior esforço (principalmente em locais com altas temperaturas e umidade baixa) é interessante o uso de bebidas para reposição hidroeletrolítica (como a água de coco).

- Use alimentos que são de sua rotina. Muitas vezes alimentos novos ou que não estamos acostumados a consumir poder proporcionar efeitos adversos durante o percurso.
A grande maioria dos praticantes de mountain bike hoje não visa resultados em competições. São trabalhadores de diversos setores que simplesmente optaram por uma vida mais ativa e em contato com a natureza. Mesmo assim é fundamental a orientação e acompanhamento especifico desses indivíduos por um profissional nutricionista. A pratica de uma alimentação saudável deve ser rotina diária de qualquer pessoa e no caso dos ciclistas para que possam garantir melhora do seu desempenho durante as pedaladas além de prevenir eventuais problemas de saúde. Prevenindo esses problemas a prática do mountain bike será sempre para nós, amadores ou não, um momento de intenso prazer e diversão encima de duas rodas.