Chega de pensar que cuidar da alimentação é coisa só para mulheres. Nós homens não somos imortais e estamos sujeitos a adoecer, engordar e envelhecer como todo mundo. Sendo assim porque não levar uma vida mais saudável? Nutrição e alimentação são sinônimos de saúde e saúde é coisa de homem sim! Então para os interessados (sejam vocês homens ou mulheres) em informações, dicas, pesquisas ou mesmo curiosidades sobre alimentação, saúde, esporte e lazer sejam bem vindos ao meu Blog.

domingo, 13 de junho de 2010

Saúde é coisa de Homem!!

Faça um teste em sua casa! Pergunte a sua mãe qual a última vez que ela foi a um médico. Além de responder quando ela ainda se lembrará da próxima consulta que já esta marcada com muita antecedência. Agora faça essa mesma pergunta a seu pai ou a seu avô. É bem capaz de você ouvir: “Sei lá menino, nunca precisei disso, nunca fiquei doente!”

Existe um mundo de obstáculos culturais que impedem os homens de freqüentar consultórios médicos. Pensado nesse problema que leva a uma alta taxa de mortalidade de homens adultos o Ministério da Saúde junto a gestores do SUS, sociedades civis e acadêmicas e agência de cooperação internacional criaram a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem.

A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens”. Essa frase dói não é? Mas é uma verdade. Nós homens não cuidamos da própria saúde. Nossos avôs já diziam, “Vou ao médico para que? Pra ele me dizer que estou doente?”. Historicamente o homem tem medo de se mostrar vulnerável. Homens estão mais suscetíveis a se envolverem com álcool, cigarro e outras drogas além de serem menos amistosos e se envolverem mais em acidentes de transito e em outras situações de violência.

Está na hora de mudar essa história. A política foi criada para incentivar a procura aos serviços de atenção básica a saúde pelo homem bem como promover, prevenir, assistir e recuperar a saúde da população masculina. Além usar de ações programadas nos municípios para incentivar a pratica de hábitos mais saudáveis como:
- A adoção de uma alimentação mais saudável;
- Não fazer o uso de cigarros e evitar o consumo de bebida alcoólicas;
- Praticar exercícios físicos.

O Nutricionista deve estar atento ao alto índice de obesidade nessa população, que está diretamente associado outras complicações como hipertensão e diabetes. A promoção de uma alimentação saudável deve ter como papel principal contribuir para diminuição desses altos índices na população masculina.
E o que devemos fazer como homens? Bem, gosto primeiro de lembrar a frase que está na descrição do meu blog, “Saúde é coisa de homem sim”. Precisamos reconhecer nossa vulnerabilidade. Isso pra mim é um sinal maior de masculinidade. Não deixe que o que os outros falam tire de você o melhor da vida! Promovam saúde machaida!!
Quem quiser conhecer mais sobre a política clique aqui. Ou então clique aqui e assita a esse vídeo do Ministério da Saúde que ficou show de bola!