Chega de pensar que cuidar da alimentação é coisa só para mulheres. Nós homens não somos imortais e estamos sujeitos a adoecer, engordar e envelhecer como todo mundo. Sendo assim porque não levar uma vida mais saudável? Nutrição e alimentação são sinônimos de saúde e saúde é coisa de homem sim! Então para os interessados (sejam vocês homens ou mulheres) em informações, dicas, pesquisas ou mesmo curiosidades sobre alimentação, saúde, esporte e lazer sejam bem vindos ao meu Blog.

domingo, 12 de setembro de 2010

Longa Vida ao Leite!

Você bebe leite? Acredito que a maioria das pessoas responderá sim. Ou então que pelo menos já bebeu em algum momento em sua vida (mesmo que tenha sido apenas durante a infância).

A maioria dos profissionais concordam que essa é uma bebida indispensável para o crescimento e desenvolvimento das crianças, e que também contribui na prevenção de doenças como osteoporose e possui um alto valor alimentício devido a sua perfeita composição de macro e micronutrientes. Mas seu papel na atividade física e para melhora do desempenho esportivo ainda é controverso.


Uma atividade física, quando bem planeja, exige que a pessoa possua uma ingestão energética adequada, bem como uma hidratação satisfatória. Dependendo do tipo de atividade o leite poderia ajudar tanto para melhora do desempenho antes, quanto para recuperação dos estoques de energia após o treino. Além de melhorar o desempenho e a resposta do corpo ao exercício.

Exercícios cujo objetivo é hipertrofia muscular pedem uma reposição quase que imediata de carboidrato e proteína após o treino. Por ser um importante fornecedor de proteínas de alto valor biológico e possuir um balanço perfeito entre macronutrientes o leite é uma interessante opção nesse momento. Principalmente se for consumido na sua forma desnatada.


Outra importante característica do leite é sua concentração favorável de eletrólitos (principalmente sódio e potássio) o que favorece seu uso como bebida reidratante. O uso da bebida no lugar de água durante a reidratação em um exercício de longa duração como maratonas ou provas longas de ciclismo seria mais indicado. Contudo usá-lo no lugar de bebidas hidroeletrolíticas ainda é muito discutido.

Entretanto é preciso considerar sempre a individualidade de cada pessoa. Sabe-se que o leite pode desencadear reações alérgicas ou intolerância em certas pessoas, o que inviabilizaria seu uso. Todo o tipo de alimento deve ser devidamente testado antes de ser usado durante os treinamentos e/ou competições. Mas para aqueles que não tem nenhuma restrição o melhor é aproveitar os benefícios que o leite fornece para a saúde humana. Seja puro, desnatado, com chocolate, café, na forma de cremes, vitaminas ou em qualquer um dos seus deliciosos derivados. Mas claro, sem exageros!

sábado, 4 de setembro de 2010

Obesidade Infantil, um Alerta para os Pais!!!

Estava lendo algumas notícias na internet esses dias, quando uma me chamou muito a atenção. Ela falava sobre a criação de uma lei no Reino Unido que tiraria a guarda dos pais que fossem negligentes com relação à obesidade de seus filhos. É claro que tal medida é muito extrema, e muitas outras mudanças devem ocorrer antes que cheguemos a tal ponto.


O fato é que vemos todos os dias um número maior de crianças obesas ou com sobrepeso. É só reparar nas escolas, nas ruas, nos parques, etc. E como reflexo disso, pais e mães incentivando hábitos nada saudáveis com o consumo de chocolates, refrigerantes e guloseimas sem nenhuma restrição ou controle.

Não somos feitos de ferro eu sei. E não estou dizendo que vamos parar para sempre de comer essas coisas, mas pelo amor de Deus, esses dias eu vi uma criança no shopping comer sozinha dois McLanche Feliz com um copo enorme de refrigerante. Era uma menina e parecia ter uns 11 anos de idade e pela sua aparência já devia ser obesa.

A obesidade gera problemas como o risco de doenças do coração e desenvolvimento de diabetes, pressão alta, dislipidemias, etc. E esses problemas estão aumentando entre crianças e adolescentes. Além disso, a criança está sujeita a humilhação e insultos na escola ou entre os amigos. Mas sabemos também que, na maioria das vezes, nenhum pai tem a intenção de fazer mal a c seu filho. Falta nesse ponto uma maior divulgação de informação para ajudar a resolver o problema.

Para ajudar, aí vão algumas dicas:

- Incentive a prática de atividade física. Tanto na escola quanto dia a dia levando a criança para conhecer novos locais de lazer na cidade. Além de ser um hábito saudável contribui para a socialização da criança.

- Realizar as refeições junto com a família e longe da televisão.
- Controlar o horário em que a criança fica em frente ao computador ou no vídeo game.
- Fazer pratos mais coloridos ou mesmo com desenhos utilizando frutas e verduras mais variadas. Isso torna as refeições mais atrativas.
- Incentive o consumo de lanches com frutas. Seja na escola ou em casa a criança deve ter sempre disponível para consumo. preferir sempre oferecer o suco natural ou em polpa no lugar do refrigerante.
- Evite levar para a casa alimentos ricos em gorduras ou açucares tais como salgadinhos de pacote, bolachas recheadas, chocolates, sorvetes, etc.

- Se preciso mudar os hábitos da família. A casa é o maior ponto de referência da criança, e praticando hábitos saudáveis a família ganha em saúde.

Bom, poderia deixar mil dicas aqui. Entretanto outra dica muito importante é o acompanhamento com o profissional nutricionista. E não é desculpa. Temos ótimos profissionais tanto na rede pública quanto na particular, além de programas de atendimento nutricional em universidades e grupos de apoio que podem ajudar os pais no combate a essa doença. E não podemos esquecer da importância do professor de educação física nesse contexto. Sempre procure uma orientação antes de iniciar qualquer atividade. Pais, vocês que mandam na saúde de suas crianças, não abram mão dessa responsabilidade!