Chega de pensar que cuidar da alimentação é coisa só para mulheres. Nós homens não somos imortais e estamos sujeitos a adoecer, engordar e envelhecer como todo mundo. Sendo assim porque não levar uma vida mais saudável? Nutrição e alimentação são sinônimos de saúde e saúde é coisa de homem sim! Então para os interessados (sejam vocês homens ou mulheres) em informações, dicas, pesquisas ou mesmo curiosidades sobre alimentação, saúde, esporte e lazer sejam bem vindos ao meu Blog.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Alimente-se bem e não durma fora de hora!

Olá queridos amigos(as)!
Em primeiro lugar gostaria de me desculpar com todos vocês pela minha looonga ausência. Acreditem essa história de “se formar” toma um tempo precioso de nossas vidas. Entretanto não abandonarei mais vocês. Como prometido anteriormente, buscarei pelos confins do universo informações confiáveis sobre alimentação, nutrição e saúde e deixarei a disposição de vocês aqui no meu blog. Começaremos falando sobre dicas para melhorar seu sono através da alimentação!
Não poderia deixar de ressaltar que de agora em diante as publicações postadas neste blog serão criadas pelo Nutricionista Mário Lima (pois então, agora virei gente grande!). Divirtam-se, comentem e aprendam no “Nutrição é Coisa de Homem”.
Beijos e abraços queridos amigos e amigas!


Você já sentiu sono após o almoço?
  

Assim como eu, acredito que sua resposta deve ser sim! Aquele soninho delicioso e cruel que aparece justo quando temos um longo compromisso pela tarde (uma aula, uma reunião ou outra atividade importante). Mas será que o que comemos tem efeito sobre essa sensação?

Pois saiba que balancear o que comemos durante o dia, não só ajudara você a dormir bem a noite, como vai garantir que não sinta aquele sono arrasador fora de hora (como antes de uma competição ou treinamento).

Parte do estimulo que nos leva ao sono, vem do consumo de um aminoácido chamado triptofano (presente em maiores quantidades nas carnes magras, peixes, leite desnatados, queijos brancos, nozes e leguminosas). Em resumo, o triptofano é precursor da serotonina e esta da melatonina. A melatonina é um neuro-hormonio que possui a função de regular nosso sono. Os estímulos para sua produção são, além do consumo do aminoácido, o consumo excessivo de carboidratos em uma só refeição (principalmente de alto índice glicêmico), do escurecimento do ambiente em que estamos (anoitecer, dias chuvosos ou nublados, fechar os olhos) e naturalmente em certos períodos da madrugada.

Para aqueles que possuem certo tempo para descansarem, é facultativo que usem esse sono após as refeições para descansar. Entretanto, para aqueles que querem evitar o sono indesejável após uma refeição usem essas dicas:

- escolha preparações mais cozidas do que preparados com outro método de cocção (por exemplo, batata cozida à batata frita).
- prefira opções integrais de produtos tais como arroz, macarrão, pães ou cereais ricos em fibras como aveia (inclusive misturado às preparações);
- substitua bebidas como o refrigerante por sucos naturais de frutas cítricas ou consuma as mesmas in natura na sobremesa;
- use o azeite ou limão como tempero das saladas;
- evite o consumo excessivo dos alimentos fonte de triptofano e ou derivados em uma única refeição.

Entretanto lembrem-se! A produção de melatonina é importante para o bom funcionamento do nosso ritmo de sono. E nem é preciso lembrar que é durante o sono que restabelecemos nossas energias e restauramos estruturas e células lesadas (células musculares, por exemplo). Por isso preservar seu horário de dormir é extremamente importante.
E é pensando em preservar esses momentos que na próxima semana virei com dicas importantes para que a alimentação não se torne um problema de tirar o sono (literalmente).


Portanto, até semana que vem e durmam bem...na hora certa!!