O futebol é um esporte considerado paixão mundial. E aproveitando esse clima de copa do mundo o que diferencia times com tanta eficiência e qualidade de outros que não atingem resultados satisfatórios. É certo que jogadores, técnicos e treinamento duro são fundamentais para o sucesso. Mas nesse time o nutricionista entra em campo para avaliar, traçar estratégias e elaborar planos alimentares que atendam as individualidades de cada jogador.
A alimentação e a hidratação dos jogadores são fatores fundamentais para diminuir o desgaste físico e garantir a máxima eficiência em campo. O jogador chega a percorrer mais de 9 km por treino. As necessidades de nutrientes e energia são muito elevadas e podem variar conforme a posição de cada jogador. Assim, o nutricionista precisa avaliar e acompanhar cada jogador dentro e fora de campo e garantir que suas necessidades hídricas e nutricionais estão sendo atingidas (principalmente para a reposição dos estoques de carboidratos).
O nutricionista enfrenta vários problemas como o consumo alimentar fora dos centros de treinamento (incluído o consumo de bebidas alcoólicas) e a falta de conhecimento dos jogadores e da equipe técnica sobre alimentação e nutrição. Mas conhecer cada jogador e interagir com toda a equipe é fundamental para a aceitação de suas condutas. Saber trabalhar em grupo é fundamental para o nutricionista de um time de futebol. O trabalho bem feito de toda a equipe é o passe perfeito para um gol de placa!.
Pensando por esse lado, o que será que os jogadores da nossa seleção comeram no dia do jogo contra a Holanda lá na África do Sul? Bem, caso algum(a) internauta tenha um palpite fique à vontade para colocar no comentário do meu blog!
Até semana que vem!!