O futebol é um esporte considerado paixão mundial. E aproveitando esse clima de copa do mundo o que diferencia times com tanta eficiência e qualidade de outros que não atingem resultados satisfatórios. É certo que jogadores, técnicos e treinamento duro são fundamentais para o sucesso. Mas nesse time o nutricionista entra em campo para avaliar, traçar estratégias e elaborar planos alimentares que atendam as individualidades de cada jogador.
A alimentação e a hidratação dos jogadores são fatores fundamentais para diminuir o desgaste físico e garantir a máxima eficiência em campo. O jogador chega a percorrer mais de 9 km por treino. As necessidades de nutrientes e energia são muito elevadas e podem variar conforme a posição de cada jogador. Assim, o nutricionista precisa avaliar e acompanhar cada jogador dentro e fora de campo e garantir que suas necessidades hídricas e nutricionais estão sendo atingidas (principalmente para a reposição dos estoques de carboidratos).
O nutricionista enfrenta vários problemas como o consumo alimentar fora dos centros de treinamento (incluído o consumo de bebidas alcoólicas) e a falta de conhecimento dos jogadores e da equipe técnica sobre alimentação e nutrição. Mas conhecer cada jogador e interagir com toda a equipe é fundamental para a aceitação de suas condutas. Saber trabalhar em grupo é fundamental para o nutricionista de um time de futebol. O trabalho bem feito de toda a equipe é o passe perfeito para um gol de placa!.
Pensando por esse lado, o que será que os jogadores da nossa seleção comeram no dia do jogo contra a Holanda lá na África do Sul? Bem, caso algum(a) internauta tenha um palpite fique à vontade para colocar no comentário do meu blog!
Até semana que vem!!
Que almas sejam resgatadas...
ResponderExcluirQue vidas sejam alcançadas...
Que pessoas sejam edificadas...
Que em nome de Jesus Cristo...
O Reino de Deus e Obediência ao Senhor
seja buscado em primeiro lugar...
Pois as outras coisas serão acrescentadas..
inclusive a salvação, em Deus.
Busque e se entregue ao caminho do Senhor Jeová !!!
ótimo post Mário
ResponderExcluirbeijos e boa semana
P.S.: Para avaliar o consumo alimentar desses jogadores não é fácil né Mario!
oi Mário,
ResponderExcluirdepois dá uma passadinha no meu blog.
bjos
não sei quem será o novo técnico da seleção, mas o novo NUTRICIONISTA da seleção... já pensouu?! =D
ResponderExcluirbjos!!
No futebol e em todas as modalides, nutrição é o que há!
ResponderExcluirFala Mario....
ResponderExcluirficou muito maneira essa postagem....
acho que os jogadores nao comeram foi nada....
faltou vc lah pra ajudar!!!
flws
abraço!!
Nossa, se o Mário virar nutricionista da seleção eu vou pedir pra ele fazer propaganda de mim, já que vai estar muito ocupado e poderá indicar amigas nutricionistas kkkkkkkk!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDifícil adivinhar o que os jogadores comeram,quem um craque nisso é o Paul.
ResponderExcluirO nutricionista sem dúvida é essencial em qualquer tipo de esporte,pois o técnico tem experiencia,os jogadores talento e o nutricionista tem talento, experiencia, técnica, paciência,sabedoria e todas as qualidades de um bom profissional.
=D
Olà Mario, muito interessante o teu blog. Eu me chamo Lorena e moro na Italia, trabalho con integradores alimentares renovados, unico no mercado. Gostaria de uma avaliaçao do meu produto. Pode me contatar pelo meu endereço email: elacasstini@hotmail.com. Gostaria muito de poder contar con a tua ajuda. Muito agradecida, Lorena.
ResponderExcluir