Chega de pensar que cuidar da alimentação é coisa só para mulheres. Nós homens não somos imortais e estamos sujeitos a adoecer, engordar e envelhecer como todo mundo. Sendo assim porque não levar uma vida mais saudável? Nutrição e alimentação são sinônimos de saúde e saúde é coisa de homem sim! Então para os interessados (sejam vocês homens ou mulheres) em informações, dicas, pesquisas ou mesmo curiosidades sobre alimentação, saúde, esporte e lazer sejam bem vindos ao meu Blog.

domingo, 11 de julho de 2010

Fome de Bola!

O futebol é um esporte considerado paixão mundial. E aproveitando esse clima de copa do mundo o que diferencia times com tanta eficiência e qualidade de outros que não atingem resultados satisfatórios. É certo que jogadores, técnicos e treinamento duro são fundamentais para o sucesso. Mas nesse time o nutricionista entra em campo para avaliar, traçar estratégias e elaborar planos alimentares que atendam as individualidades de cada jogador.

A alimentação e a hidratação dos jogadores são fatores fundamentais para diminuir o desgaste físico e garantir a máxima eficiência em campo. O jogador chega a percorrer mais de 9 km por treino. As necessidades de nutrientes e energia são muito elevadas e podem variar conforme a posição de cada jogador. Assim, o nutricionista precisa avaliar e acompanhar cada jogador dentro e fora de campo e garantir que suas necessidades hídricas e nutricionais estão sendo atingidas (principalmente para a reposição dos estoques de carboidratos).

O nutricionista enfrenta vários problemas como o consumo alimentar fora dos centros de treinamento (incluído o consumo de bebidas alcoólicas) e a falta de conhecimento dos jogadores e da equipe técnica sobre alimentação e nutrição. Mas conhecer cada jogador e interagir com toda a equipe é fundamental para a aceitação de suas condutas. Saber trabalhar em grupo é fundamental para o nutricionista de um time de futebol. O trabalho bem feito de toda a equipe é o passe perfeito para um gol de placa!.


Pensando por esse lado, o que será que os jogadores da nossa seleção comeram no dia do jogo contra a Holanda lá na África do Sul? Bem, caso algum(a) internauta tenha um palpite fique à vontade para colocar no comentário do meu blog!

Até semana que vem!!

10 comentários:

  1. Que almas sejam resgatadas...
    Que vidas sejam alcançadas...
    Que pessoas sejam edificadas...

    Que em nome de Jesus Cristo...
    O Reino de Deus e Obediência ao Senhor
    seja buscado em primeiro lugar...

    Pois as outras coisas serão acrescentadas..
    inclusive a salvação, em Deus.

    Busque e se entregue ao caminho do Senhor Jeová !!!

    ResponderExcluir
  2. ótimo post Mário
    beijos e boa semana
    P.S.: Para avaliar o consumo alimentar desses jogadores não é fácil né Mario!

    ResponderExcluir
  3. oi Mário,
    depois dá uma passadinha no meu blog.

    bjos

    ResponderExcluir
  4. não sei quem será o novo técnico da seleção, mas o novo NUTRICIONISTA da seleção... já pensouu?! =D

    bjos!!

    ResponderExcluir
  5. No futebol e em todas as modalides, nutrição é o que há!

    ResponderExcluir
  6. Fala Mario....
    ficou muito maneira essa postagem....
    acho que os jogadores nao comeram foi nada....
    faltou vc lah pra ajudar!!!
    flws
    abraço!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, se o Mário virar nutricionista da seleção eu vou pedir pra ele fazer propaganda de mim, já que vai estar muito ocupado e poderá indicar amigas nutricionistas kkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Difícil adivinhar o que os jogadores comeram,quem um craque nisso é o Paul.
    O nutricionista sem dúvida é essencial em qualquer tipo de esporte,pois o técnico tem experiencia,os jogadores talento e o nutricionista tem talento, experiencia, técnica, paciência,sabedoria e todas as qualidades de um bom profissional.
    =D

    ResponderExcluir
  10. Olà Mario, muito interessante o teu blog. Eu me chamo Lorena e moro na Italia, trabalho con integradores alimentares renovados, unico no mercado. Gostaria de uma avaliaçao do meu produto. Pode me contatar pelo meu endereço email: elacasstini@hotmail.com. Gostaria muito de poder contar con a tua ajuda. Muito agradecida, Lorena.

    ResponderExcluir