Chega de pensar que cuidar da alimentação é coisa só para mulheres. Nós homens não somos imortais e estamos sujeitos a adoecer, engordar e envelhecer como todo mundo. Sendo assim porque não levar uma vida mais saudável? Nutrição e alimentação são sinônimos de saúde e saúde é coisa de homem sim! Então para os interessados (sejam vocês homens ou mulheres) em informações, dicas, pesquisas ou mesmo curiosidades sobre alimentação, saúde, esporte e lazer sejam bem vindos ao meu Blog.

domingo, 9 de maio de 2010

Não pode correr? Então pedale!!!

História de uma das minhas paixões:

Nasci com pé torto congénito. Devido a isso logo quando criança realizei uma cirurgia de correção postural em meus pés para poder andar e ter uma vida normal. Entretanto, certo dia, em uma consulta médica de rotina com meu ortopedista recebi a seguinte notícia: “Devido ao seu problema não aconselho que pratique atividades físicas que provoquem impacto intenso e direto em seus pés”. Acredito que muitas pessoas nessa situação se acomodariam e ate usariam isso como pretexto para o sedentarismo. Entretanto a vontade que tinha de superar certos limites era maior do que qualquer vontade de me acomodar. Foi quando pensei, se não posso correr então vou pedalar!
Essa é uma paixão que vem de casa. Tenho um irmão completamente apaixonado pelo mountain bike e até compete em algumas provas nacionais. Logo, não foi difícil seguir os passos dele nessa modalidade. Até porque, não há prazer maior do que acordar cedo, vestir o equipamento e partir sem rumo por uma trilha ainda desconhecida e dar de cara quem sabe com uma cachoeira, um lago ou mesmo um riacho para encher os cantis. Ou então desbravar morros e montanhas muitas vezes tão altas que precisamos inverter os papéis e carregar nós mesmos nossas bicicletas nas costas. E depois disso tudo ao fim do dia, voltar para casa, com aquele climinha de pôr-do-sol sentindo uma brisa refrescante no rosto.

Bem, poderia ficar o dia todo aqui escrevendo sobre o prazer de pedalar. Mas melhor do que falar de uma paixão é falar de duas paixões ao mesmo tempo, a Nutrição e o Ciclismo. Então, preste atenção em algumas dicas que darei para não “perder o pedal” durante seus momentos de prazer.


Nutrindo e pedalando:


O ciclismo possui uma variedade enorme de modalidades. Dada talvez pela liberdade que cada grupo tem de pedalar do seu jeito, onde e por quanto tempo quiser. Hoje vou falar um pouco sobre nutrição durante a prática do recreativa do Mountain Bike. Além de ser a quem mais tenho afinidade, é também uma modalidade que a cada dia atrai uma linha enorme de amadores interessados em estilos de vidas mais saudáveis.

Antes de sair de casa

- Sempre verificar os equipamentos: Você não está indo para uma festa. Procure vestir roupas desenvolvidas para essa modalidade, pois essas são mais leves e evitam a perda excessiva de calor do corpo. Não se esqueça também do protetor solar, capacete, kit de manutenção da bike, tênis apropriado, luvas, protetores de joelhos e óculos.

- Dar aquela revisão geral da bike: Checar pneus, suspensão, freios, amortecedor.

- Oriente-se: Procure saber a previsão do tempo do dia, do tráfego, das condições da estrada e do local onde se pretende fazer a trilha.

- NUNCA pratique esse esporte sozinho (recomendo um grupo de no mínimo 4 pessoas), e lembre-se sempre de avisar a alguém para onde está indo.

- Faça uma rota: Sair sem rumo não é sair perdido, tenha sempre programado em sua rota locais reabastecer os compartimentos de água ou mesmo para descansar ou fazer uma refeição.

E não se esqueça dos mantimentos

- NUNCA pedale em jejum. Seu corpo precisa de energia para exercer a atividade. Manter as reservas de energia do nosso organismo prontas para o esforço é fundamental para evitar problemas durante a pedalada.

- Programe uma refeição rica em carboidratos complexos (cereais, frutas, pães, massas, arroz, macarrão, batata) no mínimo 1:30h antes de sair de casa. Não exagere em alimentos ricos em gordura ou em fibras (tais como carnes gordurosas, feijão, leite integral), pois esses podem trazer desconfortos gastrointestinais durante o percurso.

- Leve alimentos ricos em carboidratos variados (simples e complexos) para consumir durante o percurso como frutas in natura e desidratadas, rapadura, barras de cereais, sanduiches de geléias etc. O uso de bebidas preparadas para a reposição de carboidratos (10 a 20% na composição) podem ser usadas nesse caso. O consumo adequado de carboidrato durante o percurso evita a quebra excessiva de proteína para a geração de energia.

- Não se esqueça da hidratação. Para percursos que durem no máximo 1:30h apenas água já é o suficiente. Prepare bem seus cantis e sua “camelbak”. Para percursos mais longos e que exijam um maior esforço (principalmente em locais com altas temperaturas e umidade baixa) é interessante o uso de bebidas para reposição hidroeletrolítica (como a água de coco).

- Use alimentos que são de sua rotina. Muitas vezes alimentos novos ou que não estamos acostumados a consumir poder proporcionar efeitos adversos durante o percurso.
A grande maioria dos praticantes de mountain bike hoje não visa resultados em competições. São trabalhadores de diversos setores que simplesmente optaram por uma vida mais ativa e em contato com a natureza. Mesmo assim é fundamental a orientação e acompanhamento especifico desses indivíduos por um profissional nutricionista. A pratica de uma alimentação saudável deve ser rotina diária de qualquer pessoa e no caso dos ciclistas para que possam garantir melhora do seu desempenho durante as pedaladas além de prevenir eventuais problemas de saúde. Prevenindo esses problemas a prática do mountain bike será sempre para nós, amadores ou não, um momento de intenso prazer e diversão encima de duas rodas.

16 comentários:

  1. Oiiiii Mário, que lindoo seu blog!!
    Realmente esse é um assunto muito interessante e um bom campo para trabalhararmos.
    Sucesso!!!
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Mário!! Adorei seu blog, ficou massa demais! E que lição de vida a sua, realmente tem gente que usa várias desculpas para não se exercitar... Aí lembrei de uma publicação MARAVILHOSA do Portal Nutrição em Foco hehe: http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=belezaesaude&pub=4953

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa mario mt legal seu blog!
    as mulheres são melhores na nutrição, so que os homens sao bonzinhos tb!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    a materia ficou otima!!! adoro pedalar, mais só fico no spinning mesmo, um dia vou subir nessas ladrilhas!!!! kkkkkkkkk

    bjoss

    ResponderExcluir
  4. Oiii Mário!! Parabénsss, realmente está ótimo o seu blog!!! Belo exemplo de vida!! Mas... que dia vamos pedalar, hein?? =)
    Bjinhuss

    ResponderExcluir
  5. Máriooo que orgulho!
    vc mostrou/mostra que nutrição é coisa de HOMEM também!
    Parabéns pelo blog e pela superação.

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Mário...
    Parabéns pelo seu blog.
    Adorei as dicas para pedalar.

    Bjim

    ResponderExcluir
  7. Que lindo! Amei a história, o blog... Eu pedalo indoor, que para quem ama pedal como você, não é o mesmo efeito de prazer... Faço apenas para manter a saúde e o peso em dia, hehe... Bjo!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o nome e a descrição do blog! Temos que quebrar essas "convenções".
    Abs!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns por todas as conquistas e pelo esforço em se capacitar e, acima de tudo, em levar as pessoas o que você tem aprendido. Eu fui uma dessas pessoas e, influenciada por você hoje escolhi nutrição pra minha vida. Te admiro muito. Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Boooooa Mariao!!!
    Ficou show de bola o blog....
    a materia tbm eh bastante informativa!!
    ja eh de grande ajuda pra quem curte pegar um pedal ou uma trilha mesmo, mas que nao tem tanta experiencia no assunto!!!
    Aguardamos novas materias e outras dicas a mais!!!
    Precisando!!!
    Flws
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  11. Você sempre em busca de desafios e superações.
    Parabéns pelo blog,continue a propagar informações de qualidade,confiáveis e úteis.
    Sua história é incrível,vou pensar duas vezes antes de dar uma desculpa para ficar parada.E falando nisso vou usar sua história como exemplo nas minhas consultas pode?
    Beijos
    =]

    ResponderExcluir
  12. Adoreei sua hitória Mário, vc realmente mostrou ser um exemplo de superação...Até nos motiva a pedalar!! hehe
    Parabéns pelo blog!=D
    bjimm

    ResponderExcluir
  13. Chiquééérrimos eu blog, màrio!
    Adoreii!

    ;]

    ResponderExcluir
  14. Adorei tudo no seu blog, leio sempre o site do nutrição em foco e aproveitei pra dá uma olhadinha no link do seu blog, adorei,parabéns, estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  15. Dá-lhe Mário!!! Parabéns pelo exemplo de superação... Parabéns pelo blog... Parabéns por ser como és...

    ResponderExcluir
  16. Isso aí Mário!! Superando os problemas com saúde! =) Parabéns pelo blog! Adorei o nome!!!
    Bjos!

    ResponderExcluir