Chega de pensar que cuidar da alimentação é coisa só para mulheres. Nós homens não somos imortais e estamos sujeitos a adoecer, engordar e envelhecer como todo mundo. Sendo assim porque não levar uma vida mais saudável? Nutrição e alimentação são sinônimos de saúde e saúde é coisa de homem sim! Então para os interessados (sejam vocês homens ou mulheres) em informações, dicas, pesquisas ou mesmo curiosidades sobre alimentação, saúde, esporte e lazer sejam bem vindos ao meu Blog.

domingo, 13 de junho de 2010

Saúde é coisa de Homem!!

Faça um teste em sua casa! Pergunte a sua mãe qual a última vez que ela foi a um médico. Além de responder quando ela ainda se lembrará da próxima consulta que já esta marcada com muita antecedência. Agora faça essa mesma pergunta a seu pai ou a seu avô. É bem capaz de você ouvir: “Sei lá menino, nunca precisei disso, nunca fiquei doente!”

Existe um mundo de obstáculos culturais que impedem os homens de freqüentar consultórios médicos. Pensado nesse problema que leva a uma alta taxa de mortalidade de homens adultos o Ministério da Saúde junto a gestores do SUS, sociedades civis e acadêmicas e agência de cooperação internacional criaram a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem.

A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens”. Essa frase dói não é? Mas é uma verdade. Nós homens não cuidamos da própria saúde. Nossos avôs já diziam, “Vou ao médico para que? Pra ele me dizer que estou doente?”. Historicamente o homem tem medo de se mostrar vulnerável. Homens estão mais suscetíveis a se envolverem com álcool, cigarro e outras drogas além de serem menos amistosos e se envolverem mais em acidentes de transito e em outras situações de violência.

Está na hora de mudar essa história. A política foi criada para incentivar a procura aos serviços de atenção básica a saúde pelo homem bem como promover, prevenir, assistir e recuperar a saúde da população masculina. Além usar de ações programadas nos municípios para incentivar a pratica de hábitos mais saudáveis como:
- A adoção de uma alimentação mais saudável;
- Não fazer o uso de cigarros e evitar o consumo de bebida alcoólicas;
- Praticar exercícios físicos.

O Nutricionista deve estar atento ao alto índice de obesidade nessa população, que está diretamente associado outras complicações como hipertensão e diabetes. A promoção de uma alimentação saudável deve ter como papel principal contribuir para diminuição desses altos índices na população masculina.
E o que devemos fazer como homens? Bem, gosto primeiro de lembrar a frase que está na descrição do meu blog, “Saúde é coisa de homem sim”. Precisamos reconhecer nossa vulnerabilidade. Isso pra mim é um sinal maior de masculinidade. Não deixe que o que os outros falam tire de você o melhor da vida! Promovam saúde machaida!!
Quem quiser conhecer mais sobre a política clique aqui. Ou então clique aqui e assita a esse vídeo do Ministério da Saúde que ficou show de bola!

 

8 comentários:

  1. O medo do homem de não ir ao médico é cultural, histórico e por falta polítcas anteriores voltada para esse grupo também. Desde pequeno o homem é moldado para não chorar e para não sentir dor e quando passava por uma situação como essa sempre tinha a mãe por perto.Mas quando cresce o homem vai assumindo várias responsabilidades,como família e trabalho,e tem que assumir isso tudo sozinho imposto por uma sociedade machista.O homem aproveita todas essas desculpas para não cuidar de si mesmo.Muitos deles se acham onipotentes,que um profissional de saúde não sabe tratar o que ele tem ou o que poderia ter, se acham imunes a tudo e que nada é capaz de atingi-los ou ate mesmo tem medo e não é capaz de assumir essa fragilidade.Eles se sentem um pouco melhor com uma mulher por perto porque ela cuida da família,é capaz de dialogar e o convencer a fazer um tratamento para a melhoria da sua qualidade de vida.
    É preciso ensinar as pessoas a promoção da saúde,que inclui não só ausencia de doença,mas um bem estar físico,social,ambiental e psicológico.Afim de que se tenha uma vida boa em todos os aspectos,aproveitando ela todos os momentos ou então evitando sofrimentos alheios de pessoas que os amam e sofrem por eles estarem em tal situação,a qual poderia ser evitada,com uma simples consulta.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mário!
    Adorei a postagem e concordo plenamente que é uma questão cultural, tanto quanto dificil de ser modificada... mas, atualmente, vem aumentando bastante a preocupação do homem em se cuidar.

    Beijos!
    =)

    ResponderExcluir
  3. Olha,esse tema é muito importante, todos os homens deviam ler seu blog...em toda mnha vida só conheço um unico homem que se cuida e sempre esta se consultando...mas apenas UM. O resto faz do jeito que você falou mesmo, ja escutei ate dizerem que doença nenhuma vai matar ele!Enfim,é complicado, mas isso tem que mudar e dou maior apoio!

    ResponderExcluir
  4. Mário, eu amei sua postagem! Isso é a mais pura verdade, e a minha mãe ensinou meu pai a se cuidar! Ele agora acha muito bom, faz exames preventivos periódicos e faz atividade física como muitos jovens não conseguiriam. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, Mário!!! =)

    Que orgulho ter sido destaque do mês! Vc merece! \o/

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. É isso aí! =)
    É preciso mudar essa velha história. É preciso mudar a cabeça das pessoas, e isso não é apenas o trabalho de uma pessoa. É preciso incentivo do governo, da política, da cultura em geral para que alguns homens deixem de se achar dominantes imortais e caiam na realidade. rs.

    Um abraço! Ótima iniciativa.

    ResponderExcluir
  7. Flavio muito maneiro seu blog, not°10 desejo sucesso no seu blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir
  8. Olá Flávio, gostei muito do seu blog. Sou nutricionista e estava pesquisando sobre a saúde do homem moderno. Adoro ver colegas de profissão homens que cuidam do corpo, da saúde e da mente!! Parabéns!!!

    Visite o meu blog também. Abraço.

    ResponderExcluir