Chega de pensar que cuidar da alimentação é coisa só para mulheres. Nós homens não somos imortais e estamos sujeitos a adoecer, engordar e envelhecer como todo mundo. Sendo assim porque não levar uma vida mais saudável? Nutrição e alimentação são sinônimos de saúde e saúde é coisa de homem sim! Então para os interessados (sejam vocês homens ou mulheres) em informações, dicas, pesquisas ou mesmo curiosidades sobre alimentação, saúde, esporte e lazer sejam bem vindos ao meu Blog.

domingo, 12 de setembro de 2010

Longa Vida ao Leite!

Você bebe leite? Acredito que a maioria das pessoas responderá sim. Ou então que pelo menos já bebeu em algum momento em sua vida (mesmo que tenha sido apenas durante a infância).

A maioria dos profissionais concordam que essa é uma bebida indispensável para o crescimento e desenvolvimento das crianças, e que também contribui na prevenção de doenças como osteoporose e possui um alto valor alimentício devido a sua perfeita composição de macro e micronutrientes. Mas seu papel na atividade física e para melhora do desempenho esportivo ainda é controverso.


Uma atividade física, quando bem planeja, exige que a pessoa possua uma ingestão energética adequada, bem como uma hidratação satisfatória. Dependendo do tipo de atividade o leite poderia ajudar tanto para melhora do desempenho antes, quanto para recuperação dos estoques de energia após o treino. Além de melhorar o desempenho e a resposta do corpo ao exercício.

Exercícios cujo objetivo é hipertrofia muscular pedem uma reposição quase que imediata de carboidrato e proteína após o treino. Por ser um importante fornecedor de proteínas de alto valor biológico e possuir um balanço perfeito entre macronutrientes o leite é uma interessante opção nesse momento. Principalmente se for consumido na sua forma desnatada.


Outra importante característica do leite é sua concentração favorável de eletrólitos (principalmente sódio e potássio) o que favorece seu uso como bebida reidratante. O uso da bebida no lugar de água durante a reidratação em um exercício de longa duração como maratonas ou provas longas de ciclismo seria mais indicado. Contudo usá-lo no lugar de bebidas hidroeletrolíticas ainda é muito discutido.

Entretanto é preciso considerar sempre a individualidade de cada pessoa. Sabe-se que o leite pode desencadear reações alérgicas ou intolerância em certas pessoas, o que inviabilizaria seu uso. Todo o tipo de alimento deve ser devidamente testado antes de ser usado durante os treinamentos e/ou competições. Mas para aqueles que não tem nenhuma restrição o melhor é aproveitar os benefícios que o leite fornece para a saúde humana. Seja puro, desnatado, com chocolate, café, na forma de cremes, vitaminas ou em qualquer um dos seus deliciosos derivados. Mas claro, sem exageros!

5 comentários:

  1. Oi Mário... eu já bebi leite quando era criança, depois desenvolvi certa intolerância, e não tenho consumido ultimamente.
    Adorei a postagem!

    Bjim

    ResponderExcluir
  2. Tb sou intolerante ao leite, mas adoro os derivados.

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Congresso na ponta da língua, eim, Mário!! Eu adoro leite, bebo todos os dias! =)

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Iogurtes, vitaminas, adoro!
    Leite e queijo ainda estou tentando me acostumar...
    ótimo post!
    =**

    ResponderExcluir
  5. Adoro leite e seus derivados. ainda bem que não tenho nenhuma restrição. Belo artigo. Abraços!!

    ResponderExcluir